Renovação do patrimônio paulista – Mota-Engil entrega fachada do Theatro Municipal

Foi entregue no dia 4 de Outubro pela empresa portuguesa Mota-Engil à Prefeitura de São Paulo a fachada revitalizada do Theatro Municipal de São Paulo.

Numa cerimónia que contou com a presença do Prefeito, dos Secretários Municipais da Cultura e das Relações Internacionais, de representantes da comunidade e das empresas portuguesas e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Marcaram ainda presença diversos artistas e membros do Municipal, bem como as equipas do Patrimônio da Prefeitura que contribuíram para o projeto.

As intervenções para a limpeza da fachada, que foram realizadas com foco na remoção de pichações, contemplaram os materiais presentes na superfície como o arenito, o granito e o plasticôte (resina acrílica), o que exigiu uma limpeza bastante cuidadosa e delicada. Os trabalhos decorreram entre 9 de Junho e 15 de Setembro.

Se trata do primeiro de vários contributos das empresas e da comunidade portuguesa de São Paulo para ajudar a renovar espaços icónicos da cidade. Brevemente serão revelados os planos para a recuperação de duas praças da cidade.

Por ocasião da entrega, o Coral do Municipal presenteou todos os presentes com rendições à capela do hino brasileiro, do Vira do Minho e da Suíte dos Pescadores – com grandes ovações no final.

Para assinalar a ocasião, durante a noite o Theatro Municipal se iluminou com as cores de Portugal, à semelhança do que já havia acontecido quando recebeu Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Junho desse ano.