Primeira Corrida do Descobrimento em São Paulo

 

 

Realizou-se no dia 13 de Abril, por iniciativa do Consulado Geral de Portugal e com o apoio activo das Secretarias estadual e municipal de desporto de S.Paulo, a primeira Corrida do Descobrimento nesta cidade. O evento, que reuniu cerca de 3000 participantes e foi organizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), foi inteiramente suportado pelo orçamento do Governo do Estado de S.Paulo, tendo recebido apoio médico da Real Beneficência Portuguesa e promoção da Globo.

O percurso da corrida, realizada às 7.30 da manhã, incluiu duas alternativas de distância – 6,3 km e 10 km – com largada e chegada no conhecido Parque Ibirapuera, em frente ao monumento do Obelisco, na Avenida Pedro Álvares Cabral. Os participantes também puderam optar por uma caminhada de 6,3 km.

Com a intenção de aproximar a sociedade civil da evocação da Descoberta do Brasil em torno de um dos fenómenos de maior adesão em S.Paulo – as corridas de rua – a Corrida do Descobrimento foi gizada como proposta de convívio, concentrando em redor da prova propriamente dita, um conjunto de atividades de entretenimento e sensibilização ligadas aos temas da saúde e bem estar, desenvolvidas por entidades públicas, sem esquecer um espaço para as crianças.

A campeã olímpica portuguesa Rosa Mota foi a convidada especial da prova – ela que aqui conquistou 6 corridas de São Silvestre – onde participou, juntamente com o maratonista brasileiro José João da Silva, tendo recebido uma homenagem das autoridades municipais e da FPA após a entrega dos prémios aos vencedores.

Outras das fotografias do evento podem ser consultadas no facebook, clicando aqui.