Mensagem de Boas Vindas

Foto Consulado

Bem vind@ ao novo site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo!

Quando lançamos o nosso primeiro site, em 2013, fomos pioneiros no fornecimento de serviços e na transmissão de informação online aos nossos utentes. Agora, com o lançamento do novo site, e um novo sistema de agendamento, queremos providenciar uma experiência melhor, e com informação mais simples e direcionada, do que nunca.

Continuamos a disponibilizar vários canais de comunicação diretos, que encontrará na nossa página de contactos. Não se esqueça que o Escritório Consular de Portugal em Santos é uma dependência do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Os contactos do EC Santos estão nesta página.

Quais são as novidades?

O nosso novo site segue o modelo instituído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em toda a sua rede. A integração da informação é maior e a navegabilidade melhora também. Por falar nisso, já conhece o Portal Diplomático do MNE? E o Portal das Comunidades? Sabia que há um portal específico para informações sobre Vistos? Recomendamos vivamente a consulta de todos eles.

Agora encontra informações sobre todos os atos consulares que realizamos numa única página. Esta página, aqui.

Sabia que a rede consular portuguesa é a mais extensa de qualquer país representado no Brasil, contando com 11 postos, de norte a sul? Estes incluem os Consulados Gerais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia, o Consulado de Belo Horizonte, os Vice-Consulados de Belém do Pará, Fortaleza, Recife, Curitiba e Porto Alegre, o Escritório Consular em Santos e, claro, a Secção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília. Quer saber quais são as áreas de jurisdição de todos estes postos? É só clicar aqui.

O que aconteceu ao meu pedido de transcrição de casamento/ óbito, nacionalidade, ou outro ato consular não presencial?

Se realizou um pedido de ato consular no nosso site antigo, não se preocupe, ele será realizado normalmente. A partir de hoje, 11 de abril, todas os novos pedidos de atos consulares não presenciais deixarão de ser feitos através do site antigo. Consulte a página de serviços consulares para saber como proceder para requerer um ato consular não presencial.

O que aconteceu ao meu agendamento?

Se realizou um agendamento até ao dia 10 de abril no nosso site antigo, não se preocupe, ele mantém-se marcado. A partir de hoje, 11 de abril, todas as novas marcações deverão ser realizadas no novo sistema de agendamento online centralizado.

E as permanências consulares?

Em 2021, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo realizou 10 permanências consulares, num total de 59 dias, nas quais foram atendidos 1.268 utentes. Para 2022 programamos fazer 26 permanências consulares, em 10 localidades, totalizando 72 dias.

Com o novo modelo de site, pode consultar todas as Permanências Consulares realizadas por toda a rede consular de Portugal n o Brasil numa única página, para sua maior conveniência. Esta página, aqui.

Que mais devo saber?

Desde 2020, aumentamos em mais de 50% a capacidade de atendimento no Consulado Geral em São Paulo. Atualmente realizamos até 4.800 atendimentos por mês, à razão de 240 atendimentos por dia. Tal foi possível através da abertura de dois novos balcões de atendimento e do alargamento do horário de atendimento. Trabalhamos constantemente para servir mais e melhor a nossa imensa comunidade.

Atualização setembro 2022: é com muito prazer que anunciamos ter atingido, em agosto, a marca de 5.600 atendimentos num mês, numa média de 280 atendimentos por dia.

Há mais números?

Em 2021 o Consulado Geral de Portugal em São Paulo processou 20.826 Cartões de Cidadão e 20.576 Passaportes Eletrónicos; para além disso, foram processados 5.006 processos de nacionalidade (filhos); foram também realizadas 4.287 transcrições de casamento.

Como são liberadas as vagas dos agendamentos?

Disponibilizamos uma agenda de médio prazo e uma agenda de curto prazo.Todos os meses liberamos um mínimo de 2500 vagas na agenda de médio prazo. Todas as quinzenas liberamos um mínimo de 200 vagas na agenda de curto prazo. Para além disso, disponibilizamos também todas as vagas resultantes de cancelamentos ou remarcações. Se não puder vir ao Consulado no dia do seu agendamento, é muito importante que nos comunique a sua insdisponibilidade, tanto para podermos reagendar a sua marcação, como para que esse horário possa ser aproveitado por outra pessoa. A nossa comunidade é enorme e a demanda intensa - contamos consigo para ajudar a tod@s.

Notícias

Mais notícias

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo informa que, no âmbito das Eleições Legislativas de 2024, que decorrerão no dia 10 de março, será possível aos eleitores recenseados em território nacional e deslocados no estrangeiro (por um dos motivos previstos na lei) votarem antecipadamente nas embaixadas ou consulados previamente definidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo será um destes locais de voto e receberá os eleitores que estiverem nas condições previstas na lei, entre as 08h00 e as 16h00 dos dias 27, 28 e 29 de fevereiro.

Frisamos que o voto antecipado é possível apenas para os cidadãos recenseados em Portugal – isto é, com morada de Portugal inscrita no respetivo Cartão de Cidadão – que se encontrem deslocados fora do país.

 

Os cidadãos poderão obter mais informações no sítio web da Comissão Nacional de Eleições, na seguinte página: 

https://www.cne.pt/sites/default/files/dl/eleicoes/2024_ar/voto_antecipado/2024_ar_voto_antecipado_estrangeiro.pdf

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo informa que no próximo domingo,  dia 26 de novembro, será realizada a eleição para o Conselho das Comunidades Portuguesas.

Os eleitores poderão votar entre as 08h00 e as 19h00, mediante a apresentação do seu cartão de cidadão ou outro documento oficial português com foto.

Para saber se está apto a votar nesta área consular, consulte o seguinte site: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

LOCAIS DE VOTAÇÃO E LISTAS ADMITIDAS

Círculo Eleitoral de São Paulo/Campo Grande
Local de votação: Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo

Lista admitida: Aliança Luso-Brasileira de São Paulo
1º candidato efetivo: Teresa de Jesus Pires Morgado
2º candidato efetivo: Antonio Carlos dos Santos Gomes
3º candidato efetivo: Beatriz Guedes Neves Pereira
4º candidato efetivo: Armandino Manuel Oliveira Torrão
1º candidato suplente: Fabíola Dias Vaz de Carvalho
2º candidato suplente: Afonso José de Castro Pereira Rio
3º candidato suplente: Maria Sidalina da Costa Ribeiro Baptista
4º candidato suplente: António Marques Baptista

Círculo Eleitoral de Santos
Local de votação: Escritório Consular em Santos
Avenida Ana Costa, 25 – Santos

Lista admitida: União da Baixada Santista
1.º candidato efetivo: José Duarte de Almeida Alves
1.º candidato suplente: Juliana dos Santos Lopes

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo informa que já se encontra disponível a lista de ordenação final do concurso externo para recrutamento de um (1) Técnico Superoior para exercer funções no Escritório Consular de Portugal em Santos. A lista pode ser consultada aqui.

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo informa que, no âmbito do Decreto-Lei n.º 124/2017, de 27 de setembro, se encontra a decorrer o prazo para apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo da Diáspora da Direção Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP). O período de apresentação de candidaturas durará até ao dia 31 de dezembro de 2023.

Todas as informações necessárias à apresentação de candidaturas podem ser encontradas no Portal das Comunidades Portuguesas, na secção Área Cultural e Movimento Associativo. A lista de associações e outras entidades com credenciação junto da DGACCP encontra-se publicada na mesma página. Alerta-se que as associações e outras entidades constantes na referida lista com "validade 2023" têm a credenciação caducada. Caso pretendam apresentar candidatura ao Processo 2024 (a decorrer), devem proceeder, em tempo útil à sua renovação, mediante a apresentação dos documentos necessários.

Agendamentos online

Antes de agendar, verifique se a sua solicitação pode ser feita não-presencialmente. Verifique também quais os documentos que deve trazer consigo no dia da sua marcação. Obrigado!

 

Cadastro/Agendamentos/Cancelamentos criados a partir de 11/04/2022:

agendamentoonline 1

Consulta de processos e agendamentos criados até 10/04/2022 no sistema antigo:

agendamentoonline 1


Perguntas Frequentes

Leia com Atenção!

logo


 

Vistos

vistosonline 1

Contactos

Rua Canadá, 324 Jardim América
01436-000 São Paulo SP
Brasil

+(55 11) 308 41 800
+(55 11) 952 625 082 (Emergência)
apoiosocial.saopaulo@mne.pt (Serviço Social)
agendamento.saopaulo@mne.pt
duvidas.saopaulo@mne.pt
financeiro.saopaulo@mne.pt
Facebook Instagram 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo gee

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático