São Paulo recebe a “1ª Mostra de Teatro Contemporâneo Português”
São Paulo recebe no mês de março a “1ª Mostra de Teatro Contemporâneo Português” que, entre os dias 18 a 23, traz três importantes companhias com peças que tiveram respaldo de crítica e público, apresentadas em países como: França, Itália, Alemanha, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Em paralelo aos espetáculos, haverá dois dias de workshop ministrado por Rui Madeira – diretor da “Cia de Teatro de Braga” e uma leitura do autor português Abel Neves, em parceria com o projeto “Letras em Cena”, além da realização de duas mesas de debates sobre a “Importância de se Promover Intercâmbio” e “Teatro de Grupo em Portugal e Brasil”.
O objetivo deste projeto é apresentar ao público brasileiro um novo imaginário por meio de um contato direto com os autores, suas obras e suas dramaturgias originárias de outros países do continente europeu, portanto com outras perspectivas históricas de mundo. Uma experiência que promete ser extremamente interessante e enriquecedora, uma oportunidade única de troca de experiências!
Adriana Patrício é a produtora responsável pelo projeto assinado pelo artista CACAU.
Cia de Teatro de Braga:
“Concerto À La Carte” – Monólogo com a atriz Ana Bustorff – vencedora do prêmio Globo de Ouro de melhor atriz (Portugal) – é uma comédia social ao contrário, que conta a vida de uma senhora comum, igual a tantas que moram próximas de nós, que olhamos sem ver e que morrem sem sabermos e sem elas mesmas darem conta disso.
Escrita pelo alemão Franz Xaver Kroetz e traduzida por Maria Amélia Silva Melo.
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 12 anos
“Conversa com o Homem Roupeiro” – Uma peça cheia de humor negro, adaptada por Luísa Santos Costa do texto de Ian McEwan, onde um cidadão defende a máxima responsabilidade do Estado, no momento exato em que este mesmo Estado se omite das suas funções perante o cidadão.
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Cia ACTA (Teatro de Alvarge)
“Cavalo Manco Não Trota” – No momento em que o juiz pergunta se o réu se considera culpado ou inocente, Miguel Torres é remetido, num ápice, para um turbilhão de memórias que começam na infância, precisamente aos oito anos, quando pela primeira vez lhe foi feita a mesma pergunta, e terminam no momento e na circunstância em que agora se encontra, volvidos quase quarenta anos. É o filme da sua vida que revisita em segundos na memória, mas que na narrativa dura cerca de 1 hora. Os conflitos de infância, a fuga de casa dos pais, a juventude de um estudante de origens humildes na universidade e depois como marinheiro, os amores impossíveis e os amores destruídos, o seu desempenho como construtor civil corrupto, a morte do filho. Tudo é convocado para um “ajuste de contas” pessoal, ao mesmo tempo divertido, irônico e amargo.
Texto de Luis Del Val com tradução de Maria João Neves.
Duração: 1h20
Classificação etária: 16 anos
Cia de Teatro de Almada:
“Um dia os réus serão vocês: O julgamento de Álvaro Cunhal” – Baseado na defesa que Álvaro Cunhal, uma das mais importantes figuras políticas e intelectuais do século XX português, apresentou para si próprio no tribunal que o julgou entre 2 e 9 de maio de 1950, uma contundente acusação à ditadura fascista que Cunhal combateu incansavelmente. Este espectáculo é uma homenagem às mulheres e aos homens que dedicaram a sua vida à defesa da liberdade, para que fiquem preservados na nossa memória e na dos que vierem depois de nós.
Dramaturgia de Rodrigo Francisco, segundo uma ideia original de Joaquim Benite
Duração: 1h
Classificação etária: 12 anos
SERVIÇO
Local: Teatro João Caetano
Endereço: Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo – SP
Programação:
20.03 | 19h – “Cavalo Manco Não Trota”
21h – “Conversa com o Homem Roupeiro”
21.03 | 19h – “Um Dia o Réu Serão Vocês – O Julgamento de Álvaro Cunhal”
21h – “Conversa com o Homem Roupeiro”
22.03 | 19h – “Um Dia o Réu Serão Vocês – O Julgamento de Álvaro Cunhal”
21h – “Concerto À La Carte”
23.03 | 18h – “Um Dia o Réu Serão Vocês – O Julgamento de Álvaro Cunhal”
20h – “Concerto À La Carte”
Capacidade do teatro: 436 lugares
Classificação etária: De acordo com cada espetáculo
Contato: (11) 5573-3773
Preços: Gratuito
Observações: Acesso para deficientes parcial e áreas exclusivas para fumantes.
* A leitura acontece dia 19 de março às 20h no Teatro Arena, com Adriana Neves, Clóvys Torres e Cristina Cavalcanti, direção de Maurício Parroni. As mesas de debates acontecem nos dias 22 e 23 às 14h no mesmo espaço. Todos os eventos são gratuitos.
Teatro de Arena – Rua Teodoro Baima, 94 – Centro/SP
Capacidade: 98 lugares
CREDENCIAMENTO: Pedidos de credenciamento deverão ser enviados até às 18h do dia 15 de março para o email [email protected]
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Loida Manzo – (11) 9.6428-3279
Jornalista responsável – Valéria Borges (MTB 19.106)