Transcrição de Óbito e pedido de primeiro Cartão do Cidadão

Pelo método aplicado no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, é possível pedir com apenas o pedido do Transcrição, vários outros actos necessários a actualização de sua vida civil, dependendo da sua faixa etária e das suas necessidades, como por exemplo o Cartão do Cidadão e o Passaporte, o número de Segurança Social, o número de usuário do Serviço de Saúde, e o número de Eleitor.

No entanto lembramos que o cartão do cidadão e o passaporte só serão emitidos (em Lisboa) após a conclusão do processo, o que leva no mínimo 11 dias a mais,  após a recolha presencial dos dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura), desde que peça dentro da modalidade “urgente”, sendo normalmente necessárias apenas duas visitas ao Consulado.

Contudo, caso não tenha urgência no seu processo e prefira que o mesmo seja executado com taxas menores, ainda que para isso os prazos sejam maiores, bastará escolher a modalidade “sem urgência” nos links abaixo. Neste caso, não temos como prever o prazo de conclusão do processo.

Como solicitar a Transcrição

Siga a sequência de perguntas, definindo assim o seu perfil:

Se deseja solicitar a Transcrição com urgência, clique aqui. Nesta modalidade o Cartão do Cidadão deve chegar ao Consulado em 7 dias úteis.