UNESCO elege cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade

Exatamente três anos depois do Fado ter recebido a distinção,  a UNESCO elege o cante alentejano como  Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A candidatura portuguesa, que deu formalmente entrada a 28 de março de 2013 no comitê internacional da UNESCO, foi considerada “exemplar” pela equipe de avaliação.

Em nota publicada no site oficial da Presidência da República, o Presidente Cavaco Silva salienta que a cultura portuguesa é “colocada em destaque no panorama internacional” e adianta que se homenageia uma “arte que nasceu de uma tradição vernacular e rural, um canto do povo, que é tão belo como as planícies do Alentejo onde nasceu”. Para Cavaco Silva, é “essencial preservar esta poética e riqueza musical e assegurarmos a sua transmissão às próximas gerações”, sublinhando que o cante é “a marca e um sinal de um povo”, assim como “a expressão mais genuína e autêntica da sua identidade”.

A alegria dos portugueses foi partilhada pelos brasileiros, que viram a roda de capoeira distinguida com o mesmo título um dia antes. Após anunciada a distinção ao cante alentejano, a delegada brasileira pediu a palavra e disse estar tão emocionada quanto os portugueses.

http://observador.pt/2014/11/27/unesco-elege-cante-alentejano-como-patrimonio-imaterial-da-humanidade/