VINHO DO PORTO DE ANIVERSÁRIO

Dentre todas as categorias de Estilos de Vinho do Porto que conhecemos existem três tipos que podem fazer muito bonito como uma lembrança inesquecível. Os Vinhos do Porto Vintage, LBV – Late Botled Vintage e Portos Colheitas trazem obrigatoriamente a data em que nasceram. Assim fica no rótulo registrado a safra do nascimento daquele vinho.

Como o Vinho do Porto é um dos poucos vinhos que podem ser “educados durante a sua vida”, pois o tempo faz-lhe verdadeiros milagres, guardar uma garrafa desse Vinho por muito tempo só exigirá que o local onde a garrafa esteja guardada seja ventilado e fresco.

Uma prática nascida e criada pelos ingleses, a reserva de Família, aquela que é sempre feita com muitas garrafas de Vinho do Porto adquiridas quando as safras mais jovens são postas no mercado, possibilitou ao povo bretão a oportunidade de degustar vinhos antigos raríssimos! Um cidadão inglês de boa cultura e posses mínimas sempre abastece a  sua cave pessoal com novos vinhos enquanto saboreia as garrafas que seu pai, tio ou avô lhe deixou de herança. Quando este Senhor partir desta para melhor, seus parentes diretos irão se deliciar com as maravilhas que o falecido deixou para eles. Assim quando afirmamos que os ingleses são o povo que melhor bebe ai esta o segredo, grande adegas são consumidas por herança, nunca com pressa. Tal é o movimento dessas garrafas que as duas mais prestigiadas Casas de Leilão de Londres, a Sotheby’s e a Christie’s fazem semanalmente Leilões de vinhos antigos.

Voltemos ao Vinho do Porto em Portugal. Há um hábito, não uma tradição, praticado por determinadas pessoas em terras Lusas e no Brasil, que quando nasce uma criança do circulo de amizade ou mesmo de parentesco em uma Família a mesma seja presenteada com uma garrafa de Vinho do Porto, de qualquer um dos cinco estilos existentes, e a mesma é sempre acompanhada de uma carta de felicitações ao recém nascido e na mesma carta vai uma recomendação importante: Qual será o dia que aquela garrafa de Vinho do Porto deve ser degustada. Tal pratica é muito elegante e tem um capricho especial, durante muitos anos, o outrora bebê ficará vendo a garrafa depositada em sua casa aguardando o dia de ser degustada. Geralmente solicita-se ao felizardo dono da garrafa que o faça ou no dia que completar 18 anos, no caso das meninas, ou 21 anos no caso dos meninos. A carta deverá estar junto da garrafa e por ela saberemos o que desejou ao aniversariante quem deu-lhe a garrafa.

A pessoa que deu a garrafa será sempre lembrada, afinal um Porto com 18 ou 21 anos já estará “uma pomada”, como se diz lá em Portugal.

O Vinho do Porto sempre foi e sempre será o mais nobre dos vinhos que o Homem teve e tem o prazer de conviver. Seus 400 anos de história lhe garantem os méritos e servir um cálice de Porto é um requintado habito de boa educação.

Assim, este vinho participará de toda a primeira parte da vida de quem ganhou a garrafa e no dia de degusta-la poderá chamar as pessoas que lhe são mais caras e degustar um Cálice de Vida!

Experimente presentear com Vinho do Porto, você jamais será esquecido!!!

Carlos Cabral