Vinhos de Portugal: Grande crescimento no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2018

Facto a comemorar tem sido o novo desempenho dos vinhos de Portugal no Brasil desde o final de 2017 e inicio de 2018. Saltou de uma posição de 4° colocado em julho de 2017 para 2° colocado em julho de 2018.

Alguns fatos isolados contribuíram para isso. As diversas CVRs (Comissão Vitivinícola Regional) existentes em Portugal voltaram a investir no Brasil com ações de promoção, e saíram do eixo São Paulo/Rio de Janeiro e buscaram novas praças de norte a sul de nosso país.

Hoje não há um mês sequer em que não exista uma ação forte com produtores portugueses a apresentarem seus produtos. Assim muitas das Regiões que eram desconhecidas do consumidor brasileiro passaram a ser percebidas e prestigiadas pelo amante de vinhos.

Neste primeiro semestre de 2018 os vinhos de Portugal tiveram um crescimento de 46,79% em volume de garrafas, o que significou uma venda de US Dólar na ordem de 25,4 milhões, representando um total de 18,97% de participação no mercado de vinhos importado, só perde para o volume que importamos do Chile.

Dentre os fatores que evidenciam esse sucesso esta a imensa coleção de uvas que só Portugal tem. Assim, conseguimos sair das tradicionais uvas francesas que habitam em abundancia pelo mundo e conseguimos ter a sorte de provar aromas e sabores novos que fazem parte das mais de 250 castas únicas que florescem na Península Ibérica. O jovem apreciador de vinhos deseja sempre novidades e é justamente em Portugal que esse consumidor encontra uma resposta positiva aos seus anseios.

Também a presença marcante de vinhos de Regiões outrora desconhecidas dos brasileiros, como o Tejo, Estremadura, a Península de Setúbal e as micro Regiões que compõe o Alentejo são outra oportunidade de se experimentar vinhos jovens e frescos com muita personalidade. As regiões do Dão e da Bairrada viveram um grande revolução, modernizaram seus vinhos e hoje possuem uma gama elevada de rótulos, todos com qualidades superiores.

Os Vinhos Verdes e os Vinhos do Douro já são uma presença marcante em nossas mesas e os modernos vinho Alentejanos vieram para ficar e fazer a grande festa.

Observamos com muita felicidade e constatamos que este é sem dúvida um caminho sem volta, mesmo com a variação cambial a nos por medos constantes, os vinhos de Portugal voltarão a assumir o seu devido lugar no mercado brasileiro de vinhos que passou por muitos entraves, mas não podemos esquecer que é o vinho português que fala a nossa língua comum. Vamos em frente, até o final deste ano muito vinho irá encher as taças do brasileiro que de uma vez por todas adotou o vinho em seu dia a dia!

Carlos Cabral