Visita da Secretária de Estado da Indústria a São Paulo

Nos passados dias 10 e 11 de Maio, a Secretária de Estado da Indústria de Portugal, Ana Teresa Lehmann, deslocou-se a São Paulo para uma visita oficial, acompanhada por representantes de diversas entidades portuguesas promotoras de investimento e inovação.

Na manhã do primeiro dia de visita, a governante esteve na FIESP para o evento “Ecossistema de Empreendedorismo de Portugal”. Na ocasião, mais de 300 pessoas estiveram presentes para ouvir falar do ambiente de inovação e empreendedorismo do país, das políticas públicas de estimulo ao mesmo, e da Web Summit.

À tarde, a comitiva portuguesa realizou uma visita às instalações do CUBO Itaú, o maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina. Nesse dia, decorreram ainda diversas reuniões bilaterais com empreendedores interessados em Portugal.

No dia 11, a Secretária de Estado da Indústria marcou presença num café da manhã organizado pela Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo subordinado ao tema “Negócios em Portugal – Oportunidades para PME’s e Startups”. O encontro contou com expressiva adesão, entre membros da Câmara e empresários portugueses e brasileiros de variados setores económicos, com destaque para as startups.

À margem deste encontro a governante portuguesa participou ainda numa reunião com um conjunto alargado de startups portuguesas com presença no Brasil, no qual pode aferir os principais desafios que estas enfrentaram e trocar ideias sobre o que Portugal deve fazer para continuar a atrair o interesse dos empreendedores e investidores internacionais.

Na tarde de dia 11, a Secretária de Estado terminou a sua visita oficial com uma deslocação ao Google Campus, onde foi recebida pelo Diretor André Barrence e Marcel Leonardi, responsável pela equipa de Políticas Públicas.