Vistos Gold: agora está mais fácil obter

As alterações ao regime das Autorizações de Residência para a atividade de Investimento (ARI), que alargam o investimento de estrangeiros a áreas como a reabilitação urbana ou ciência, apresentadas em Fevereiro, foram finalmente publicadas.

As novas regras possibilitam a atribuição de vistos de residência para quem, por exemplo, adquirir “bens imóveis, cuja construção tenha sido concluída há, pelo menos, 30 anos ou localizados em área de reabilitação urbana e realização de obras de reabilitação dos bens imóveis adquiridos” cujo valor seja de 350 mil euros ou mais.

Quem transferir capitais no montante de meio milhão de euros, ou mais, para a compra de unidades de participação em fundos de investimento ou de capital de risco vocacionados para a capitalização de pequenas e médias empresas, também será beneficiado, assim como quem transferir capitais no montante de 250 000 euros, ou mais, em investimento ou apoio à produção artística, recuperação ou manutenção do património cultural nacional.

Além destes, aqueles que transferirem de capitais no valor de 350 mil euros, ou mais, para serem aplicados em atividades de investigação desenvolvidas por instituições públicas ou privadas de investigação científica, integradas no sistema científico e tecnológico nacional, poderão também obter o seu visto de residência permanente.

Desde a implantação – em Outubro de 2012 – já foram atribuídos 2.430 vistos gold

O investimento total durante esse período chegou aos 1.474 milhões de euros, dos quais 143,6 milhões de euros por transferência de capital e 1.330 milhões de euros com a compra de imóveis.

A  China é o país ao qual mais vistos gold foram atribuídos, estando o Brasil em segundo lugar.