Vistos Schengen – Curta Duração

 A quem se aplica esse tipo de visto?

O visto de curta duração destina-se a permitir a entrada em território português ao seu titular para fins que, sendo aceites pelas autoridades competentes, não justifiquem a concessão de outro tipo de visto.

O visto pode ser concedido com um prazo de validade de um ano e para uma ou mais entradas, não podendo a duração de uma estada ininterrupta ou a duração total das estadas sucessivas exceder três meses por semestre a contar da data da primeira passagem de uma fronteira externa.

Em casos devidamente fundamentados, e quando tal se revele de interesse para o País, poderá ser concedido um visto de múltiplas entradas a determinadas categorias de pessoas com um prazo de validade superior a um ano, mas inferior a cinco.

 

► Quais documentos devo enviar para o Consulado?

1. Declaração do próprio: Declaração assinada pelo requerente , informando o motivo e o período que pretende permanecer em Portugal;

2. Fotografia: uma fotografia 3×4 colorida e recente (fundo branco e liso),  e com boas condições de identificação do requerente;

3. Passaporte:

  • Cópia simples do passaporte (somente páginas de identificação e das folhas usadas);
  • O passaporte deve ter validade superior a 3 (três) meses, finda a validade do visto;
  • O passaporte deve ter pelo menos duas páginas em branco e data de emissão inferior a 10 anos;
  • Não envie ainda o passaporte original. Entregue-o ao funcionário somente quando for convocado.

4. Cópia simples da carteira de identidade: (RG para brasileiros e RNE para estrangeiro. Neste caso a validade tem que ser superior ao término do pedido do visto em 90 dias);

5. Comprovativo dos meios de subsistência: Anexar fotocópias (simples) destes documentos conforme o caso:

  • Declaração da empresa onde trabalha, mencionando cargo e salário;
  • Contrato social da empresa;
  • Carteira profissional com registro da empresa onde trabalha;
  • Registro de profissional liberal;
  • Última declaração de Imposto de Renda (apresentar sempre);

6. Cópia de cartões de crédito internacionais e da última fatura, mencionando o limite de crédito ou comprovante da compra dos dólares que serão utilizados na viagem;

7. Em viagens para visita familiar, o requerente deve juntar comprovantes do vínculo invocado e da condição de residente legal do indivíduo dado como referência;

8. Em viagens para tratamento hospitalar, o pedido deve ser instruído com confirmação prévia de que o requerente é aguardado na unidade indicada, a data da marcação dos tratamentos e a garantia de que se encontra assegurada a cobertura das despesas;

9. Se casado(a), deve enviar fotocópia simples da certidão de casamento;

10. Se tiver filhos (e estes forem solicitar visto), envie fotocópias simples das certidões de nascimento;

11. Para pedido de visto de menor de 18 anos (sujeito ao exercício do poder paternal ou incapaz), deve ser apresentada a respectiva autorização;

12. Apresentar reservas de hotel e de passagem. Não compre passagem aérea sem ter o visto autorizado.

13. Apresentar SEGURO MÉDICO INTERNACIONAL DE VIAGEM com cobertura mínima de 30.000 (trinta mil) euros (seja qual for a duração da estada no Espaço Schengen) e abranger repatriação por motivos médicos, necessidade urgente de atenção médica e tratamento hospitalar de emergência. Caso o visto seja autorizado, a apólice deve ser apresentada no ato do levantamento do visto, junto com cópia para arquivo.

14. Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário


Quando reunir todos os documentos abaixo (e somente nesse caso) deve acessar:

15. Formulário de Pedido de Visto on line, integralmente preenchido (clique aqui). Preencha-o integralmente, submeta o pedido, receba o formulário preenchido e, então, o imprima e cole sua fotografia, juntando-o aos demais documentos abaixo para nos enviar via correio.
Atenção: no item 25 (duração da estadia), preencha 90 (noventa) dias. O prazo será alterado após a entrevista (do contrário gerará um erro).

16. Requerimento integralmente preenchido (ver no final desta página, em “Pagamento”);


 Como devo enviar os documentos para o Consulado ? (instruções de envio)

Atenção: NÃO VENHA AO CONSULADO SEM TER SIDO CONVOCADO.

Se já reuniu todos os documentos necessários à instrução do seu pedido de visto, conheça as instruções de envio e os preços clicando aqui.

► O que acontece com meu pedido após serem recebidos pelo Consulado? 

  • os documentos enviados (sempre via correio) serão analisados e, caso estejam corretos, o requerente será convocado para a vir ao Consulado.
  • Somente após essa entrevista é que o processo tem efetivamente início.
  • A entrevista deste tipo de visto inclui a recolha de dados biométricos (fotografia e impressões digitais) do requerente. No caso de menores de 11 anos, será recolhida apenas a fotografia.
  • A RETIRADA DO VISTO DEVERÁ SER FEITA PESSOALMENTE PELO REQUERENTE.
  • APÓS A ENTREVISTA, A TRAMITAÇÃO DO PROCESSO LEVA, EM MÉDIA, 15 DIAS.
  • APÓS A AUTORIZAÇÃO DO VISTO O MESMO SÓ LHE SERÁ CONCEDIDO MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DA PASSAGEM.
  • Não compre passagem sem ter o visto autorizado.
  • O consulado não se responsabiliza por encargos decorrentes a eventuais alterações de datas.
  • cada envelope deve conter apenas um processo/pedido. Caso parentes ou amigos também queiram enviar o seu, deverão fazê-lo em envelopes individuais e separados.

Caso o pedido de visto seja indeferido liminarmente, não haverá reembolso de qualquer espécie ou quantia, uma vez que os custos referem-se ao encaminhamento e tratamento do pedido de visto, e não ao visto propriamente dito.

 

► Pagamento

Ao final desta página, clique para obter o requerimento. Preencha-o e clique em <Enviar>, imprimindo a sua cópia. Emita o boleto e pague-o .

 

Clique aqui para obter o requerimento e o boleto

Atenção: Somente pague o boleto se tiver todos os documentos solicitados e se realmente for da entrada no pedido neste Consulado Geral. Depois de se dar entrada no pedido não há possibilidade de reembolso de qualquer valor, seja por indeferimento, seja por desistência do requerente.

Atenção: Assim que formular o seu pedido, emita o boleto bancário (logo em seguida, no mesmo dia) e pague-o antes do vencimento. Caso não proceda rigorosamente desta forma o processo será cancelado automaticamente.