VIVENDO O PORTO, CIDADE E VINHO!

Quando soube que teria direito a 60 dias de férias corridos, não hesitei, marquei logo uma viagem para a Cidade do Porto para melhor viver sua gente e seus vinhos. Sou um privilegiado porque já estive por lá 63 vezes desde aquele longínquo outubro de 1982.

A coleção de amigos que lá tenho é enorme, e sinto aquelas bandas como minha segunda casa. Desta vez tinha muitas noticias boas para levar, uma delas é que finalmente os Vinhos de Portugal reconquistaram o lugar de honra ao ocuparem a segunda posição entre os vinhos mais importados pelo Brasil em 2018, ficando somente atrás do Chile.

Lá em Portugal também se comenta muito que o país assumiu a liderança do consumo per capita mundial de vinhos, agora 54 litros de  é o numero do consumo em solo Lusitano. Claro que os 19, 5 milhões de turistas que visitaram o país em 2018 tem muita responsabilidade sobre esse numero, mas não deixa de ser um fato a comemorar.

O setor do Vinho do Porto teve em 2018 uma queda nas exportações de 17%, mas não houve prejuízo financeiro, porque na atividade de turismo ligada aos vinhos fez com que  as Casas produtoras de Vinho do Porto triplicassem seus lucros, um mal de um lado foi compensado pelos milhões de turistas que por lá passaram.

No constante sobe e desce das ladeiras da cidade reencontrei amigos de muitos anos, gente que já considero da família, e que sempre tinham uma noticia boa para dar. Tive até que comprar um fato (terno) novo, pois dois compromissos me obrigaram a tal, eu não contava com isso, estava em férias, mas nunca se nega á um amigo um bom convite, assim a Casa Taylor’s convidou-me para o célebre almoço das quartas feiras na Feitoria Inglesa, onde encontrei como sempre, muito bem disposto, o pequeno grande Homem criador de Vintages, David Guimarães.

No dia seguinte foi à vez de acolher o convite do Vito Olazabal, descendente de Dom João VI e de Dona Antónia Adelaide Ferreira á um almoço no exclusivíssimo Clube Portuense, na companhia do querido Manuel Joaquim Poças Pintão.

Uma volta pelo Douro para mostrar aos netos Bruno e Caroline o que os braços fortes de uma gente trabalhadora fez esculpindo as montanhas completou uma parte da visita.

Muitos amigos ao descobrirem a minha presença na cidade vieram ao meu encontro trazendo seus novos vinhos para uma prova a sério.

Tive a honra de estar com Mario Neves das Caves Aliança, de Anadia, que exatamente em 1° de março passou para a reforma (aposentadoria) depois de 40 anos correndo pelo mundo vendendo vinhos de Portugal. Mario é considerado o “Senhor do Vinho Português” pelo mundo, tão conhecido como o Papa Francisco!!!!!

Por ser férias, na bagagem uma só garrafa de Vinho do Porto foi trazida, livros, foram dezenas, mas o vinho do Porto é muito especial. Foi-me dado por João Ferreira da Quinta do Vallado. Trata-se de uma garrafa de 500 ml que homenageia os 100 anos de nascimento de Nelson Mandela. De uma edição de 100 garrafas somente, a de número 30 esta comigo!

Enfim frequentei muitos restaurantes, voltei com alguns quilogramas à mais, mas pude gozar de uma cidade civilizada com milhares de histórias heroicas. Lá deixei agora como marca indelével de meu amor pelo Vinho do Porto e pela  Cidade do Porto, o neto Bruno de 17 anos, ponta de lança do esquadrão sub-18 do Boavista Futebol Clube, assim tenho um motivo a mais para sempre voltar à Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto!!

Carlos Cabral