Alfredo e Fernanda Gallas lançam livro sobre Art Déco

 Alfredo e Fernanda Gallas lançam para convidados o livro Art Déco Europa/Estados Unidos/Brasil, na próxima terça-feira (26), às 18h, no Consulado Geral de Portugal. A publicação apresenta o Art Déco de uma maneira não convencional, partindo da observação da sua origem na Europa, sua aplicação nos EUA e seu desenvolvimento no Brasil.

O livro traz a trajetória da paulatina geometrização do Art Nouveau, que se iniciou em Paris e na Bélgica, seu desenvolvimento pelos países europeus mantendo suas especificidades, de forma não cronológica no tempo ou no espaço, até se resumir na simplificação geométrica do neoplasticismo de Piet Mondrian.

Trata também de sua influência que se estendeu ao Oriente, ocidentalizando a moda e as artes gráficas do Japão, passa pelo surgimento dos EUA como uma nova potência com o fim da I Guerra Mundial, país onde o Art Déco adquiriu formas próprias e se universalizou com os filmes de Hollywood. E termina mostrando como influenciou, no Brasil, a arquitetura oficial da Era Vargas e nas construções dos empresários da época, com destaque para o Rio de Janeiro, capital brasileira na época, e para São Paulo.

O livro está à venda na Livraria Cultura e também poderá ser adquirido diretamente com os autores, por meio do site www.gallasdisperati.com.br ou pelo e-mail contato@gallasdisperati.com.br. O lançamento conta com apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e patrocínio do Itaú.

Sobre os autores

Alfredo O. G. Gallas é graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Com uma longa carreira de mais de 40 anos no Banco Itaú, onde foi Superintendente de Racionalização, projetou e implantou o programa Itaú Galerias, que apresentou mais de dois mil artistas emergentes. Em uma segunda fase, já como diretor, projetou e dirigiu o Museu de Itaú Numismática, entre os anos de 2000 e 2002, quando realizou dois congressos internacionais, com o objetivo de divulgar a numismática.

Fernanda Disperati Gallas é graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e pós-graduada em Gerenciamento e Planejamento de Empreendimentos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em História da Arte na Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP. Entre 1993 e 1998, trabalhou como engenheira civil no Itaú Planejamento e Engenharia Ltda. Após este período, integrou o Itaú Cultural, tendo sido coordenadora do Itaú Numismática de 2001 a 2003.

A parceria iniciada no Itaú transformou-se em casamento e gerou uma empresa dedicada a projetos de livros sobre História, Arte, Numismática e Design – a Gallas & Disperati Serviços Empresariais Ltda. Desde então, o casal tem escrito livros sobre a História do Brasil com uma abordagem bastante particular, garimpando pelo mundo imagens atuais e de época, utilizadas em conjunto com a numismática, resultando em uma apresentação nova, não acadêmica, porém rigorosamente correta.

São autores de outros cinco livros “As Moedas Contam a História do Brasil”; “A Casa da Moeda de São Paulo, a Primeira do Brasil, e os Meios de Pagamento emitidos nessa cidade”, “O Brasil Holandês, a Família Nassau, Moedas e Medalhas”, “O Barroco no Reinado de D. João V, Arquitetura, Moedas e Medalhas” e “Holandeses no Brasil – 100 Anos de Imigração Positiva”.

Informações para a imprensa:

CV&A Brasil

Camila Vech – cv@cunhavaz.com

Tel: +55 11 3818 0871