Cartão de Cidadão

► Se você é cidadão português e está com seu estado civil atualizado (em caso de maior de idade), então poderá requerer o seu cartão de cidadão.

Caso o utente queira, poderá solicitar no mesmo pedido o cartão e o passaporte. Para isso basta selecionar no requerimento que irá preencher, que quer pedir também o passaporte. Mas deve ter em mente que o Passaporte somente será emitido após a chegada do cartão de cidadão ao Consulado.

O requerente deverá comparecer pessoalmente a este Consulado duas vezes. Na primeira visita, serão recolhidos os dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura) para o cartão de cidadão. Nesse mesmo dia (se o cartão tiver sido pedido com urgência) será agendada a segunda visita, para 20 dias úteis depois (desde que haja vagas na agenda), quando será feita a validação e entrega do cartão e serão colhidos os dados biométricos do passaporte, se for o caso.

PEP (Passaporte Eletrônico Português), se o utente tiver solicitado, chegará em sua casa em 15 dias úteis após a verificação presencial de identidade para o passaporte feita na segunda visita, isso na modalidade urgente.

Com isso, somando os prazos dos dois documentos, serão necessários no mínimo 30 dias úteis para receber o Passaporte após o primeiro agendamento (isso se tiverem sido solicitados na modalidade com urgência). Assim sendo, relembramos mais uma vez para não comprar passagens sem que esteja com o passaporte em mãos.

• Para solicitar o seu Cartão de Cidadão agora, clique aqui.

Lembre-se: Este Consulado não pode averbar divórcios. Se o utente não quiser ou não puder providenciar imediatamente o divórcio, isso não o impede de solicitar o cartão de cidadão. Mas deve estar ciente que nome e estado civil estarão em conformidade com o assento de nascimento e seus averbamentos (ou seja, sairá com o nome de casada).

(*) Para sua conveniência, o Consulado sugere que o cartão de cidadão seja solicitado sempre com taxa de urgência. Caso contrário, não é possível estimar o prazo de envio do cartão por parte da Casa da Moeda, em Portugal. Neste caso, não há previsão alguma quanto ao prazo da chegada do cartão, o que normalmente supera os 3 meses de espera.