No dia 13 de Novembro, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo foi agraciado com o Grão-Colar da Ordem do Mérito Cruz do Anhembi. Na mesma data foram também distinguidos, neste e noutros graus, outras personalidades da vida paulistana e do corpo consular em São Paulo.
Trata-se de condecoração estadual instituída pela Sociedade Amigos da Cidade e oficializada por Decreto do Governo do Estado em 1975 que visa reconhecer “pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Cidade de S.Paulo ou ao Estado de S.Paulo e seu povo, se tenham tornado dignos dessa distinção”.
Durante o evento público no Salão Nobre da Câmara, falando em nome das Nações homenageadas, o Cônsul Geral referiu que a recebia “em nome das sucessivas gerações de portugueses e luso-brasileiros que vivem e trabalham em São Paulo, oferecendo um permanente testemunho de empreendedorismo, humanismo e solidariedade, que são a imagem de marca da sua bem-sucedida integração na sociedade brasileira”.
Na cerimônia compareceu a maior parte dos dirigentes associativos da comunidade luso-brasileira, incluindo o Presidente da Comunidade Luso-Brasileira de S.Paulo, que foi também agraciado.