Cônsul Geral visita Bauru

No dia 07 de outubro, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo,  Paulo Lourenço, participou de uma série de atividades em Bauru, com o objetivo de ampliar as parcerias entre Portugal e a cidade, bem como incentivar a troca de experiências profissionais.

O encontro faz parte da aposta do Consulado português em novos canais de diálogo entre empresários dos dois países e criar oportunidades de negócios em todo o Estado de São Paulo, incentivando parcerias em regiões além da capital paulista.

A visita à cidade teve início pela manhã com uma cerimônia de abertura oficial da Permanência Consular, seguida de um café da manhã aberto ao empresariado local sob o tema “Ampliando as oportunidades”, uma realização do Consulado Geral de Portugalem São Paulo, o CIESP/Bauru e a Prefeitura de Bauru.

Ainda durante o dia, Paulo Lourenço participou de um almoço com o Prefeito Rodrigo Agostinho e autoridades locais, e fez visitas oficiais à Associação Luso-brasileira e à Beneficência Portuguesa.

Permanência Consular

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo realizou no mesmo dia, uma Permanência Consular aberta para toda a comunidade luso-brasileira de Bauru-SP. O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, onde fica a sede do Consulado, diminuindo a necessidade de se percorrer grandes distâncias e os custos com viagem.

A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, efetua todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças a um computador tecnologicamente avançado, intitulado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado.

Os atendimentos foram realizados no dia 07 de outubro, segunda-feira, na Beneficência Portuguesa, na rua Gustavo Maciel, nº 14 – 44, das 9h às 13h e das 14h às 17h, mediante agendamento prévio pelo site do Consulado (www.consuladoportugalsp.org.br), pelo e-mail cat1@spaulo.dgaccp.pt ou pelo telefone (11) 3084-1800.

A iniciativa completou seu 1º ano no último 10 de setembro com resultados a serem comemorados e que reforçam a importância das Permanências. No período, foram cerca de 700 utentes atendidos, em oito cidades dentro da jurisdição do Consulado de Portugalem São Paulo: Araraquara, Campinas, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sorocaba e Barueriem São Paulo, e Campo Grande,em Mato Grossodo Sul. Os serviços mais solicitados foram passaporte, cartão do cidadão (espécie de carteira de identidade que inclui também CPF, segurança social e cartão de saúde) e nacionalidade.

Programação:

08h – Inauguração da Permanência Consular – Beneficência Portuguesa de Bauru

09h – Início dos atendimentos da Permanência Consular à comunidade luso-brasileira local

09h – Visita ao CIESP – Bauru e encontro com empresários

12h30 – Almoço com o Prefeito Rodrigo Agostinho, autoridades e comunidade local

15h – Visita Oficial à Associação Luso-Brasileira de Bauru

17h – Visita à Beneficência Portuguesa