Curso Mundial de Dirigentes associativos

No âmbito do apoio que a DGACCP tem dado à formação de dirigentes associativos, vai realizar-se a 2ª Edição do Curso Mundial de Dirigentes associativos da Diáspora, uma iniciativa organizada pela Confraria dos Saberes e Sabores da Beira – Grão Vasco, com o Alto Patrocínio do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

A iniciativa que irá decorrer em Lisboa, entre os dias 26 e 28 de Março próximo, destina-se a portugueses e luso-descendentes, de preferência com alguma experiência associativa, tendo como objectivo reunir dirigentes associativos da diáspora portuguesa oriundos de diversos países da Europa e fora da Europa, reunindo, assim, diferentes experiências, saberes e conhecimentos das associações representadas.

O curso terá uma componente teórica, onde os participantes terão acesso a um conjunto de informações/módulos com documentação útil e importante para o desenvolvimento do trabalho das associações, designadamente programas de ação, organização e gestão associativa, projectos e candidaturas, legislação e parcerias. Haverá também um espaço prático que permitirá visitas a realidades concretas das acções desenvolvidas por diferentes associações portuguesas da região da Grande Lisboa, bem como conhecer o trabalho que as autarquias desenvolvem junto do movimento associativo e partilhares as suas próprias experiências.

Este curso pretende, igualmente, que os participantes levem uma motivação acrescida, novas ideias e novos projectos que permitam dinamizar as respectivas associações junto das comunidades em que estão inseridos. De salientar, ainda, que o curso terá como principal “motor” o reforço da ligação de Portugal com a sua diáspora.

A selecção dos participantes será efectuada através da apresentação do esboço de um projecto associativo que entendam ser importante desenvolver em qualquer área – cultura, desporto, música, comemoração de efemérides (25 de Abril, 10 de Junho, 5 de Outubro ou outras), com o mínimo de uma página e o máximo de duas páginas A4.

A ficha de inscrição pode ser solicitada através do endereço electrónico – emi@mne.pt. Esta, de preenchimento obrigatório, deverá ter a respectiva fotografia, a indicação do trabalho que desenvolve na associação ou na comunidade onde está inserido e as expectativas relativamente ao curso de formação. No entanto, o envio da candidatura não garante a participação no referido curso, que vai carecer de um processo de selecção através dos projectos enviados.

A ficha de inscrição e o esboço devem ser enviados para a Direcção de Serviços de Emigração através do endereço electrónico – emi@mne.pt, até o próximo dia 10 de Março, impreterivelmente.

Informa-se ainda que as despesas inerentes à participação dos portugueses ou luso-descendentes seleccionados, designadamente viagens, alojamentos, alimentação ou outras, desde que incluídas no programa a designar, serão suportadas pela organização da iniciativa.