Especificação das fotografias

Para evitar ser pego despreparado, ressaltamos que a fotografia do passaporte de do cartão do cidadão, é tirada no Consulado, em equipamento próprio. Convém que aqueles que tem cabelos compridos, venham com os cabelos presos pois é feito um mapeamento do rosto que posteriormente possibilita a passagem pela fronteira em máquinas automáticas, apenas pelo reconhecimento facial, sem intervenção de funcionários.

Apesar de tirarmos a fotografia aqui no Consulado, pedimos fotos adicionais para a inscrição consular. Por vezes, principalmente no caso das crianças de colo, a fotografia colhida em nosso equipamento não fica adequada.

Estas fotos adicionais que forem solicitadas  devem ser de 3×4 cm, ou um pouco maiores, actuais, coloridas, de fundo claro e liso, mas com contraste suficiente e sem reflexos (no caso de usar óculos). Não devem ter data, mas devem ter menos de um ano. Os lábios devem permanecer fechados durante a coleta da fotografia.

Além destas características, as medidas das fotografias devem estar próximas da exemplificada abaixo. As medidas não precisam ser exatas, mas convém que pelo menos sejam semelhantes.