NATAL EM PORTUGAL – HORA DE MATAR A SAUDADE!

Então vem chegando o Natal. Se não estivermos no solo pátrio para junto dos nossos festejarmos esta data querida, reproduzimos onde estivermos alguns momentos que nos ligam a Família, aos nossos pais e irmãos e a nossa Terra natal.

À mesa é o local preferido para repor o sentimento de saudade. Comidas e bebidas consumidas nessa noite mágica nos reportam a mesa de casa de nossa infância.

Em Portugal, de norte a sul, o “Fiel Amigo” esta sempre presente. O Bacalhau, elaborado em milhares de receitas únicas vem à mesa para ocupar o lugar de honra nesta noite. Já foi tentado reunir as muitas receitas que se elaboram com esse prato nesse dia, e até hoje não há consenso de variações e volumes de receitas. Uma coisa é certa, o Vinho Regional, aquele elaborado na Região onde se vive ou o que foi mandado buscar onde se nasceu estará nas taças para a grande celebração.

Mesmo sendo inverno em Portugal, o Vinho Verde branco vai á mesa com muita propriedade igualmente ao Tinto do Alentejo do Douro, da Bairrada, de Lisboa, do Dão ou do Douro.

Bacalhau e vinho são o “Ex-libres” da mesa portuguesa de Natal.

Quando partimos para as sobremesas o espetáculo de opções se alarga. Os doces a base de ovos, as tortas de frutos secos e as Rabanadas reinam em absoluto. Doces encharcados, Pão de Ló, e bolos diversos disputam o direito de serem sorvidos acompanhados de Vinho do Porto, de Moscateis de Setúbal, Vinhos da Madeira, alguns Colares e até uma Jeropiga e um Aguapé surgem como opção caseira que é sempre bem recebida.

Ainda há o Bolo Rei, que chega para o 6 de Janeiro, coberto de frutas que aguçam a nossa imaginação ao molha-lo com o vinho doce de nossa preferência.

O importante é estarmos com a Família, mas se tal não é possível, pois ha um em cada canto do planeta, como num passe de mágica, à mesa une a todos, as lembranças voltam á memória e uma saudade gostosa toma conta de todos. As iguarias e os vinhos são um pedaço delicioso de Portugal onde todos nós nos encontramos.

Feliz Natal!

Carlos Cabral