NO BRASIL DEPOIS DO CARNAVAL, TEMPO DE VINHO E BOM BACALHAU!

Herdado de nossos antepassados, na Quaresma o consumo de peixes e seus derivados atinge números gigantescos. No passado o consumo de Bacalhau salgado era tão grande e se popularizou de tal forma que até um ditado popular que desdenhava quem comesse muito esse tipo de alimento dizia:

– Para quem é, Bacalhau basta!

Percebendo que o volume de Bacalhau que o Brasil importava era muito grande, a partir da década de 60 do século passado o Governo Brasileiro viu nesse comércio intenso uma nova fonte de arrecadar impostos, e o preço do Bacalhau ficou inviável para as classes mais pobres. Foi um período magro até a chegada do novo século.

A partir do ano 2000 os preços ficaram mais justos e a economia do país contribuiu que essa iguaria voltasse à mesa do brasileiro. Comer Bacalhau para um brasileiro significa fartura e estar de bem com a vida e com suas contas. Preparado de centenas de formas diferentes, o Bacalhau tem o poder de agregar pessoas, não se come esse prato só, partilha-se com a Família e com os amigos, e graças ao seu sabor marcante, os mais pobres fazem um simples pedaço desse peixe render como nunca, pois o seu sabor passa para todos os outros elementos que compõe o prato.

Todo Bacalhau pede um vinho! Entre nós, na cidade do Rio de Janeiro, que ainda continua com o maior per capita de consumo de Vinho Verde no Brasil, era comum até os anos 80 de o século passado degustar-se Bacalhau acompanhado de um Vinho Verde tinto, que, aliás, não era tinto, mas sim Retinto, uma classificação que só Portugal tem. Sua cor era tão marcante que por dias as manchas escuras agarravam-se ao copo. Vinho acídulo, fresco, o Verde Tinto era degustado gelado, o que o tornava mais agradável ainda. Tal costume foi trazido pela enorme colônia Minhota que veio parar no Rio de Janeiro. Em todo Portugal consome-se muito Bacalhau, lá eles tem o maior per capita do mundo com esse peixe, 13 kg por pessoa, e nas diversas Regiões do país o acompanhamento é feito com um vinho Regional, fato que não desqualifica em nada o peixe, aliás, só o enobrece. Hoje é muito comum comer-se Bacalhau com um bom vinho tinto Alentejano, que é muito elegante e macio, mas nas outras Regiões de Portugal, é o tinto local que acompanha esse prato.

Agora pelo mundo afora, o Vinho Verde branco, genérico ou monocasta é a sensação do momento. Há aqueles que só desejam os Alvarinhos, a rainha das uvas brancas desse tipo de vinho. Os vinhos oriundos das uvas Trajadura e Loureiro também estão em alta, e o Brasil, pouco a pouco vem retomando o seu lugar nesse cenário de grande consumidor de Vinho Verde, onde até o ano de 1970 éramos o maior consumidor desse vinho, só perdíamos para Portugal.

Em fim, passado o Carnaval é hora de planejar as boas refeições de Bacalhau e os grandes vinhos que serão os acompanhantes desse momento, reunir a Família e os Amigos e celebrar uma bela herança que os portugueses nos deixaram!

Carlos Cabral