O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal realiza uma palestra na FGV

No próximo dia 30 de Março, no âmbito de uma visita oficial a São Paulo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, dará uma palestra na FGV com o tema Brasil e Portugal: Uma relação particular num mundo global.

A palestra terá como objetivo abordar as relações Portugal-Brasil em todos os seus aspetos (político, econômico, cultural e social), que são profundamente diferentes da maioria das relações bilaterais, por motivos históricos e culturais. Além disso, abordará também alguns dos principais temas da atualidade e como os dois países podem, em conjunto, ultrapassar as incertezas do atual panorama internacional.

Após a palestra, haverá espaço para perguntas e respostas, em que o Ex-Embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa e o Professor Guilherme Casarões moderarão o debate.

Confira aqui mais informações e faça sua inscrição.

LOCAL: Salão Nobre da FGV EAESP
R.Itapeva, 432 – 4º Andar – Bela Vista – São Paulo

PROGRAMAÇÃO

15h30 às 15h45 – Boas vindas do Presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal

15h45 às 16h30 – Palestra “Brasil e Portugal: Uma Relação Particular num mundo Global

16h30 às 17h – Bate papo mediado pelo Ex-Embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa e Professor Guilherme Casarões, da FGV EAESP

MODERADORES 
Rubens Barbosa – Presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) e Ex-Embaixador do Brasil em Washington 

Guilherme Casarões – Professor da FGV EAESP

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva:

Nasceu no Porto em 1956 é Doutor em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (1992), Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Membro do XVIII Governo Constitucional, como Ministro da Defesa Nacional (2009-2011) e Membro do XVII Governo Constitucional, como Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009), Deputado à Assembleia da República.

Membro do XIV Governo Constitucional, primeiro como Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), depois como Ministro da Educação (2000-2001) e como ministro da Cultura (2001-2002). Pró-reitor da Universidade do Porto (1998-1999). Presidente do conselho científico da Faculdade de Economia do Porto (1998-1999). Filiado ao Partido Socialista. Tem vários livros publicados, na área da sociologia e das ideias políticas.