O vinho português reassume sua importância

Aqui vai uma boa notícia para os vinhos de Portugal no Brasil.

Finalmente, e já não era sem tempo, os vinhos de Portugal voltam a serem prestigiados pelo consumidor brasileiro. É uma história longa, com altos e baixos que merece ser contada.

Nos anos da década de 70 do século passado, os vinhos de Portugal gozavam de excelente conforto no mundo dos vinhos importados, só eram incomodados pelos vinhos da França. A partir desse ponto o Chile iniciou um trabalho maciço de promoção e vendas no Brasil, oferecendo vinhos de excelente qualidade, mas com um custo muito mais baixo. Então Portugal adentrou na Comunidade Europeia e trocou a moeda, tudo que pagávamos em Dólar americano passamos a pagar em Euro, uma moeda com mais valor. Assim os vinhos de Portugal  ficaram mais caros. Dos anos 70 até o ano de 2010, quem ocupou o primeiro lugar de vinho europeu entre nós foi a Itália, que cá ofereceram em ordem cronológica massivos vinhos de suas diversas regiões Vinícolas à um custo muito baixo. O vinho italiano passou a ser vinho de moda e a cada 2 anos, um novo vinho entrava no gosto do brasileiro. Em Portugal, mercados mais seguros e fieis como a Inglaterra, o Canadá e o Japão receberam grande atenção, isso sem contar com o mercado cativo dos países da África, onde Portugal havia estado no passado, que davam conta de absorver os vinhos em grandes volumes.

Isoladamente, algumas Regiões Vinícolas de Portugal realizavam trabalhos de ações pontuais no Brasil, através de suas Confrarias, realizando provas destinadas á um seleto grupo de Jornalistas especializados e alguns clientes em potencial. Estava muito difícil competir em preços com o Chile, Argentina e Itália. A solução encontrada a bom termo foi insistir na qualidade, e ainda mais, na exclusividade, pois só Portugal trabalha bem as suas mais de 200 uvas únicas, que não encontram congêneres pelo mundo, ou seja, os vinhos de Portugal tem uma personalidade exclusiva que não dá para ser copiada.

Assim lentamente aportaram por  aqui grandes vinhos de todas as regiões vinícolas das terras Lusas e vagarosamente foram conquistando o mercado. Exemplo digno de ser citado foi a iniciativa de alguns importadores em se especializarem só em vinhos de Portugal e, assim, polvilhar seus catálogos com vinhos de norte a sul com vinhos lusitanos.

Agora, no despertar do ano de 2017, assistimos o vinho de Portugal atingir o honroso terceiro lugar nas importações neste primeiro semestre, passando a Itália, e ficando atrás do Chile e da Argentina, que por acordos firmados no MERCOSUL tem lá suas vantagens aduaneiras. Neste primeiro semestre de 2017 Portugal já participa com 12.92%, um pouco só abaixo da Argentina que esta com 15,83%, e estes números colocaram a Itália com 9,41% a pior posição dos ultimos 10 anos!

Um conjunto de novos vinhos de todas as principais Regiões Vinícolas de Portugal está agora disponíveis em nosso mercado e ações pontuais de vendas, como os Festivais de Vinhos realizados em cadeias de Supermercados e Lojas Especializadas tem levado com mais frequência e constância o vinho português as mesas dos brasileiros, portanto, brindemos e celebremos este fato do retorno do vinho de Portugal á um lugar que ele nunca deveria ter saído, afinal o vinho português é o vinho que fala a nossa língua!!!!

Saúde!

Carlos Cabral