Cartão do Cidadão - Características
 

 

     Do ponto de vista físico, o Cartão de Cidadão tem um formato "smart card" e substitui os actuais bilhete de identidade, cartão de eleitor, cartão do contribuinte, cartão de beneficiário da Segurança Social, e cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde.

       
                           BILHETE DE IDENTIDADE                                                              CARTÃO DE CONTRIBUINTE FISCAL

     
            CARTÃO DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE                                                  CARTÃO DE SEGURANÇA SOCIAL

     Do ponto de vista visual, o cartão exibe, na frente, a fotografia e os elementos de identificação civil. No verso, tem os números de identificação dos diferentes organismos cujos cartões agrega e substitui, uma zona de leitura óptica e o chip.

     Do ponto de vista electrónico, dispõe de um chip de contacto, com certificados digitais (para autenticação e assinatura electrónica), assim como a mesma informação do cartão físico, completada por outros dados, como por exemplo a morada.

     O Cartão de Cidadão tem uma vida útil de 5 anos, devendo ser renovado até 6 meses antes da expiração do prazo referido, ou quando tenha sofrido alteração de dados pessoais do cidadão nele constantes.

     Com o Cartão do Cidadão poderá ter acesso a vários serviços on-line, desde que tenha um leitor de cartões conectado ao seu computador. Para ver alguns exemplos, clique sobre as imagens acima, e poderá aceder aos respectivos serviços.

     Para maiores informações sobre as funcionalidades do Cartão do Cidadão, acesse www.cartaodocidadao.pt e www.portaldocidadao.pt