Transcrição de Casamento e Óbito (sem alteração dos dados do Cartão do Cidadão )
 


     Pelo método aplicado no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, é possível pedir com apenas o pedido do Transcrição, vários outros actos necessários a actualização de sua vida civil, dependendo da sua faixa etária e das suas necessidades, como por exemplo a Transcrição de óbito e o Passaporte.

     No entanto lembramos que o passaporte só será emitido (em Lisboa) após a conclusão do processo, o que leva até 10 dias a mais após a recolha presencial dos dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura), sendo normalmente necessárias apenas uma visita ao Consulado.

Como solicitar a Transcrição   

    Para transcrever seu casamento, o óbito de seu cônjuge :

  • Requerimento de transcrição devidamente preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) não se esqueça de especificar se deseja solicitar também o passaporte e informar um telefone de contacto);
     

  • 2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor emitida há menos de 1 ano, se tiverem casado no Brasil.
     

  • Uma fotocópia autenticada e uma simples do pacto antenupcial, se for o caso (atenção: a autenticação deve ser feita em Cartório de nossa área de jurisdição) mas somente precisará enviar este documento se ambos os nubentes forem portugueses;
     

  • 2ªVia da Certidão de óbito (original), onde conste se deixou bens, herdeiros, testamento, nome do declarante;

  • original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica;
     
  • fotocópia do seu cartão do cidadão;
     
  • Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", marcando no verso do mesmo o seu telefone - ver valores mais abaixo;
     

  • envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário (para a devolução dos documentos);
     

  • Duas fotografias 3X4 cm para a inscrição consular;
     

     Se pretende pedir também o passaporte, deve enviar também fotocópia do passaporte português anterior, se já o tiver tido, e apresentar original quando for convocado;

  • em caso de furto ou extravio do passaporte anterior, deve enviar também o devido boletim de ocorrência.

     Atenção: se a certidão brasileira (necessária ao acto) não tiver sido emitida por um cartório dos estados de São Paulo ou Mato Grosso do Sul, a assinatura do escrevente tem de ser reconhecida em Cartório de nossa área de jurisdição.

Pagamento

         Para efectuar o pagamento, basta enviar junto ao requerimento Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", no valor discriminado abaixo marcando no verso do mesmo o seu telefone (anote o número e valor do cheque no requerimento):

Casamento Simples  

     Casamento Simples+Óbito : R$ 400,00
     Casamento Simples+Óbito + Passaporte : R$ 605,00

Caso queira que o passaporte também venha com urgência, valor será:
     Casamento Simples+Óbito + Passaporte URG: R$ 725,00

Casamento com pacto antenupcial
(quando houver separação de bens, por exemplo)

     Casamento com Pacto+Óbito : R$ 725,00
     Casamento com Pacto+Óbito + Passaporte : R$ 935,00

Caso queira que o passaporte também venha com urgência, valor será:
     Casamento com Pacto+Óbito + Passaporte URG: R$ 1.055,00
 

Atenção: se o seu passaporte anterior estiver válido e não o apresentar na ocasião do atendimento, deverá pagar uma taxa adicional de R$125,00.



INSTRUÇÕES DE ENVIO

     Todos os elementos acima discriminados podem ser enviados pelo correio para:


Consulado Geral de Portugal em São Paulo
"Transcrições"
Rua Canadá, 324 - Jardim América
CEP:01436-000 - São Paulo - SP

     Após o recebimento, os documentos serão verificados, executados e o requerente será informado da conclusão do processo.