Teatro Contemporâneo Português em São Paulo

São Paulo recebe a “1ª Mostra de Teatro Contemporâneo Português”

São Paulo recebe no mês de março a “1ª Mostra de Teatro Contemporâneo Português” que, entre os dias 18 a 23, traz três importantes companhias com peças que tiveram respaldo de crítica e público, apresentadas em países como: França, Itália, Alemanha, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Em paralelo aos espetáculos, haverá dois dias de workshop ministrado por Rui Madeira – diretor da “Cia de Teatro de Braga” e uma leitura do autor português Abel Neves, em parceria com o projeto “Letras em Cena”, além da realização de duas mesas de debates sobre a “Importância de se Promover Intercâmbio” e “Teatro de Grupo em Portugal e Brasil”.

 O objetivo deste projeto é apresentar ao público brasileiro um novo imaginário por meio de um contato direto com os autores, suas obras e suas dramaturgias originárias de outros países do continente europeu, portanto com outras perspectivas históricas de mundo. Uma experiência que promete ser extremamente interessante e enriquecedora, uma oportunidade única de troca de experiências!

 Adriana Patrício é a produtora responsável pelo projeto assinado pelo artista CACAU.

 Cia de Teatro de Braga:

Concerto À La Carte” –   Monólogo com a atriz Ana Bustorff – vencedora do prêmio Globo de Ouro de melhor atriz (Portugal) – é uma comédia social ao contrário, que conta a vida de uma senhora comum, igual a tantas que moram próximas de nós, que olhamos sem ver e que morrem sem sabermos e sem elas mesmas darem conta disso.

Escrita pelo alemão Franz Xaver Kroetz e traduzida por Maria Amélia Silva Melo.

Duração: 90 minutos

Classificação etária: 12 anos

Conversa com o Homem Roupeiro” – Uma peça cheia de humor negro, adaptada por Luísa Santos Costa do texto de Ian McEwan, onde um cidadão defende a máxima responsabilidade do Estado, no momento exato em que este mesmo Estado se omite das suas funções perante o cidadão.

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 14 anos

Cia ACTA (Teatro de Alvarge)

Cavalo Manco Não Trota” – No momento em que o juiz pergunta se o réu se considera culpado ou inocente, Miguel Torres é remetido, num ápice, para um turbilhão de memórias que começam na infância, precisamente aos oito anos, quando pela primeira vez lhe foi feita a mesma pergunta, e terminam no momento e na circunstância em que agora se encontra, volvidos quase quarenta anos. É o filme da sua vida que revisita em segundos na memória, mas que na narrativa dura cerca de 1 hora. Os conflitos de infância, a fuga de casa dos pais, a juventude de um estudante de origens humildes na universidade e depois como marinheiro, os amores impossíveis e os amores destruídos, o seu desempenho como construtor civil corrupto, a morte do filho. Tudo é convocado para um “ajuste de contas” pessoal, ao mesmo tempo divertido, irônico e amargo.

Texto de Luis Del Val com tradução de Maria João Neves.

Duração: 1h20

Classificação etária: 16 anos

Cia de Teatro de Almada:

Um dia os réus serão vocês: O julgamento de Álvaro Cunhal” – Baseado na defesa que Álvaro Cunhal, uma das mais importantes figuras políticas e intelectuais do século XX português, apresentou para si próprio no tribunal que o julgou entre 2 e 9 de maio de 1950, uma contundente acusação à ditadura fascista que Cunhal combateu incansavelmente. Este espectáculo é uma homenagem às mulheres e aos homens que dedicaram a sua vida à defesa da liberdade, para que fiquem preservados na nossa memória e na dos que vierem depois de nós.

Dramaturgia de Rodrigo Francisco, segundo uma ideia original de Joaquim Benite

Duração: 1h

Classificação etária: 12 anos

SERVIÇO

Local: Teatro João Caetano

Endereço: Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo – SP

 Programação: 

 20.03 | 19h – “Cavalo Manco Não Trota”

           21h – “Conversa com o Homem Roupeiro”

 21.03 | 19h – “Um Dia o Réu Serão Vocês – O Julgamento de Álvaro Cunhal”

           21h – “Conversa com o Homem Roupeiro”

 22.03 | 19h – “Um Dia o Réu Serão Vocês – O Julgamento de Álvaro Cunhal”

           21h – “Concerto À La Carte”

 23.03 | 18h – “Um Dia o Réu Serão Vocês – O Julgamento de Álvaro Cunhal”

           20h – “Concerto À La Carte”

Capacidade do teatro: 436 lugares

Classificação etária: De acordo com cada espetáculo

Contato: (11) 5573-3773

Preços: Gratuito

Observações: Acesso para deficientes parcial e áreas exclusivas para fumantes.

 *  A leitura acontece dia 19 de março às 20h no Teatro Arena, com Adriana Neves, Clóvys Torres e Cristina Cavalcanti, direção de Maurício Parroni. As mesas de debates acontecem nos dias 22 e 23 às 14h no mesmo espaço. Todos os eventos são gratuitos.        

Teatro de Arena – Rua Teodoro Baima, 94 – Centro/SP

Capacidade:  98 lugares

CREDENCIAMENTO: Pedidos de credenciamento deverão ser enviados até às 18h do dia 15 de março para o email loida.manzo@gmail.com  contendo o nome do veículo e de seus respectivos profissionais (repórter/fotógrafo/cinegrafista) juntamente com os números de RGs e número do celular. As respostas serão fornecidas exclusivamente por e-mail.

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Loida Manzo – (11) 9.6428-3279

Jornalista responsável – Valéria Borges (MTB 19.106)