Representantes da FCT em São Paulo

Com o objetivo de preparar a abertura de concursos para projetos colaborativos a serem apoiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), uma delegação de representantes de centros de investigação portugueses visitam instituições de referência no estado de São Paulo, entre 7 a 9 de maio. A visita vem concretizar as intenções expressas no Memorando de Entendimento assinado entre a FCT e a FAPESP, em outubro de 2013.

Na primeira fase de implementação do Memorando, foram identificadas quatro áreas prioritárias: Ciências do Mar, Saúde e Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação e Energias Renováveis. Ambas as instituições se comprometem a identificar oportunidades concretas de cooperação entre suas respectivas comunidades de I&D (Informação & Desenvolvimento) nestas áreas, nomeadamente o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos, a formação de recursos humanos e a realização de reuniões científicas, workshops e simpósios entre as comunidades de I&D de ambos os países, entre outras iniciativas.

No sentido de preparar a abertura de concurso nestas quatro áreas, a FCT lançou nesta primeira fase um convite aos centros de investigação nacionais para participar em visitas a instituições indicadas pela FAPESP. A delegação de Portugal, liderada pelo Presidente da FCT, Miguel Seabra, integra representantes de 10* centros nacionais de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa.

Além de visitas a centros da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), será realizado um workshop, no dia 9 de maio, em que representantes portugueses e brasileiros apresentarão os programas de investigação de cada centro, abrindo lugar ao estabelecimento de futuras colaborações e envio de estudantes brasileiros a centros de investigação em Portugal. O workshop acontecerá nas instalações da FAPESP, entre as 9h e as 16h.

O primeiro acordo estabelecido entre a FCT e a FAPESP foi em 1991 com a antiga JNICT, e apoiou missões individuais de doutorados entre os anos de 1992 e 2008 através de concursos abertos em permanência. O novo acordo prevê o apoio a projetos conjuntos e não apenas missões individuais.

A FAPESP, uma das principais agências públicas de apoio à investigação científica e tecnológica do Brasil, tem um orçamento anual correspondente a 1% da receita tributária do estado de São Paulo (que gera 35% do PIB do Brasil). A FCT é a agência pública portuguesa de financiamento à investigação científica e tecnológica. Conta com um orçamento anual de cerca de 450 milhões de euros para apoiar investigadores, projetos de I&D, centros de investigação, infraestruturas, cooperação internacional e outras atividades que contribuam para a competitividade e visibilidade internacional da comunidade de I&D portuguesa.

* Centros de Investigação na delegação Portuguesa:

CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Universidade de Aveiro); Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica (Universidade Nova de Lisboa); IHMT – Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Universidade Nova de Lisboa); Universidade do Porto; ICVS/3Bs – Instituto das Ciências da Vida e da Saúde (Universidade do Minho), INSA – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, LAETA/IST/IDMEC – Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, CIEPQPF – Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (Universidade de Coimbra), INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

Para mais informações:
Gabinete de Comunicação
Ana Godinho
Tel.: 213 911 546 / 964 681 762
ana.godinho@fct.pt