Assinatura Presencial e Provas de Vida

► Reconhecimento Presencial de Assinatura

A assinatura de um cidadão português pode ser legalizada presencialmente no Consulado, mediante apresentação de documento de identificação original e válido (de preferência o bilhete de identidade/cartão de cidadão). O custo deste tipo de legalização é de [SERVICOCONSULAR=ASSINATURAPRESENCIAL-OUTROSFINS] por assinatura.

Atenção: para os casos de requerimento de naturalização (neto e cônjuge) e de prova de vida (aposentadoria e pensão), o reconhecimento presencial de assinatura é gratuito. Para os demais casos, há custos que variam conforme a finalidade. Assim sendo, escolha a modalidade  adequada ao seu caso.

No dia em que vier, não se esqueça de trazer o seu passaporte (se for brasileiro), ou o seu cartão de cidadão (se for português) e um envelope de plástico para envio do documento,  com os dados do requerente no destinatário;

Agendamento e pagamento (se for o caso)

Clique abaixo para obter o requerimento. Preencha-o e clique em <Enviar>, imprimindo sua cópia. Se for caso de pagamento, emita o boleto e pague-o em 5 dias. Após o pagamento aguarde o prazo de 24 hs a 48 hs Então, acesse novamente o site deste Consulado com nome e senha cadastrados no primeiro acesso e clique em <Agendar>. Escolha data e hora disponíveis mais convenientes. Para os casos gratuitos, o programa não abrirá o boleto, indo automaticamente para o agendamento.

Clique aqui para obter o requerimento e, se for o caso, o boleto