Cartão de Cidadão

► Se você é cidadão português e está com seu estado civil atualizado (em caso de maior de idade), então poderá requerer o seu cartão de cidadão.

O requerente de cartão de cidadão deverá comparecer pessoalmente a este Consulado duas vezes. Na primeira visita, serão recolhidos os dados biométricos (fotografia, altura, impressões digitais e assinatura). Feito isso, será agendada a segunda visita, quando será feita a validação e entrega do cartão. Se o utente também quiser o PEP (Passaporte Eletrônico Português), os dados biométricos deste serão recolhidos na segunda visita, e este chegará ao Consulado, em média a partir do 5º dia útil após a verificação presencial de identidade (para o passaporte), sendo depois enviado para sua casa.

Como para ter o passaporte, o utente precisa ter o Cartão do Cidadão, caso não tenha este último, somando os prazos dos dois documentos, serão necessários no mínimo 30 dias úteis para receber o Passaporte após o primeiro agendamento (isso se o Cartão tiver sido solicitado com urgência). Assim sendo, relembramos mais uma vez para não comprar passagens sem que esteja com o passaporte em mãos.

 

• Para solicitar o seu Cartão de Cidadão agora, clique aqui.

Lembre-se: Este Consulado não pode averbar divórcios. Se o utente não quiser ou não puder providenciar imediatamente o divórcio, isso não o impede de solicitar o cartão de cidadão. Mas deve estar ciente que nome e estado civil estarão em conformidade com o assento de nascimento e seus averbamentos.

(*) Para sua conveniência, o Consulado sugere que o cartão de cidadão seja solicitado sempre com taxa de urgência. Caso contrário, não é possível estimar o prazo de envio do cartão por parte da Casa da Moeda, em Portugal.