Futura Escola Portuguesa de São Paulo já tem morada

Foi assinado em 29/03 o Termo de Cessão por 20 anos do imóvel que irá acolher em São Paulo a primeira Escola Portuguesa internacional do Brasil.

É um passo decisivo na concretização de um sonho de três décadas da comunidade luso-brasileira desta que é a maior cidade de língua portuguesa do mundo. O edifício, que até há pouco tempo sediava a Diretoria de Ensino Centro-Oeste, está localizado no bairro do Sumaré, na rua Dr.Paulo Vieira, 257.

A cerimónia de entrega, que contou com a presença do Governador e do Embaixador de Portugal, decorreu no Palácio Bandeirantes.

O projeto é fruto de um plano de cooperação entre o Governo Português e o Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Educação, concretizando o decreto de cessão assinado pelo governador e pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em junho de 2017, na presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa.

A futura escola será uma instituição de ensino com dupla certificação curricular, dotada ainda de um Centro de Língua Portuguesa e de um núcleo de formação para professores. A expectativa é atender todas as nacionalidades, garantindo ainda um percentual de vagas para alunos da rede pública estadual.

Grupo de Amigos e Patronos

Em paralelo, foi já criado o Grupo de Amigos e Patronos da Escola Portuguesa, plataforma aberta a todas as instituições, empresas, individualidades, organizações e lideranças que queiram contribuir para o processo de edificação e estruturação da futura Escola.

Para saber mais sobre o Grupo de Amigos da Escola Portuguesa, clique aqui.

Para verificar mais fotografias e vídeos da cerimónia, clique aqui.