Inscrição Consular

► O que é a inscrição consular?

É o cadastro feito gratuitamente neste Consulado de todos os portugueses – por nascimento e por atribuição –residentes na área de jurisdição e/ou requerentes de qualquer tipo de serviço neste posto. Trata-se de um ato que todo nacional português deve fazer quando reside fora de Portugal.

A inscrição Consular em si, é gratuita.

Como faço minha inscrição consular?

Não se preocupe. A inscrição consular é feita automaticamente quando um nacional português solicita qualquer serviço deste Consulado, sendo assinada com os demais documentos no momento da visita agendada.

Caso queira solicitar apenas a alteração de endereço, envie e-mail com nome completo, filiação, número do bilhete de identidade/cartão de cidadão, data de nascimento, endereço e telefone para Alteração de Endereço.

Atenção: se já possui cartão de cidadão e mudou de endereço, deve efetuar essa alteração também no chip do documento. Poderá fazê-lo pelo seu computador, com um leitor de cartões e o programa específico. Saiba como em www.cartaodecidadao.pt.

Certificado de Inscrição Consular (ou Cédula Consular)

► O que é o certificado de inscrição consular?

Diferente da simples inscrição consular, que é um documento interno do Consulado, o certificado de inscrição consular (ou cédula consular) é um documento solicitado pela Polícia Federal brasileira a alguns cidadãos portugueses para fins de documentação e registro civil.

Este já não é gratuito e precisa formalizar o seu pedido. Para saber como fazê-lo, clique aqui.