Apostado em dar a conhecer Portugal no Brasil, e divulgar o trabalho que aqui realizamos para estreitar laços entre os dois países, bem como servir todos aqueles que nos procuram, o Consulado Geral de Portugal possui um conjunto alargado de canais de comunicação com o público.
Atenção! As redes sociais não devem ser utilizadas como canal para fazer interpelações sobre os serviços consulares. Apesar de ser possível responder por esta via, as redes sociais do Consulado Geral não possuem funcionários dedicados a si, pelo que não há como verificar regularmente todos os questionamentos, e muitas vezes as questões são apenas redirecionadas para os funcionários corretos na Chancelaria – fazendo apenas demorar o tempo da resposta.
O site do Consulado Geral (http://consuladoportugalsp.org.br/) ocupa uma posição diferenciada na sua comunicação, tratando-se do instrumento através do qual a grande maioria dos atos são solicitados, agendados e pagos. É, por isso, o canal imprescindível da atividade consular, cobrindo ainda os principais eventos com a nossa chancela, bem como visitas oficiais. Possui hoje mais de 178 mil utilizadores.
Nossa página de Facebook (https://www.facebook.com/consuladodeportugalsp/) visa a divulgação de um espectro alargado de eventos, notícias e imagens relativos a Portugal, ao trabalho desenvolvido pelo Posto e às relações luso-brasileiras. Desta forma, abordamos através deste canal áreas tão abrangentes como cultura, educação, economia, desporto, gastronomia, tecnologia e turismo. Ultrapassamos agora os 50 mil seguidores.
Diretamente associada ao nosso Facebook está a página de Twitter (https://twitter.com/cgspl), que transmite os mesmos conteúdos que o canal precedente. O último levantamento estatístico mostrou que foram já realizadas 2.244 publicações para um público de aproximadamente 1.430 seguidores.
Desde 2016 possuímos também uma conta de Instagram (https://www.instagram.com/consuladoportugalsp). Contando com 608 publicações e 8.379 seguidores, a página expõe imagens referentes a eventos dinamizados pelo Consulado Geral ou com ligação a Portugal que justifique a difusão digital. É hoje a nossa segunda via de comunicação com o público – atrás apenas do Facebook –, sendo pela sua natureza uma excelente ferramenta de comunicação, principalmente numa cidade com a diversidade e dinamismo cultural de São Paulo.
O Consulado Geral dispõe também de um canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCs0aieo6sQ7Cp59uuHLRNvQ/feed). Com 386 inscritos, a página conta com um total de 33.402 visualizações dos seus conteúdos. Esta plataforma serve basicamente para o armazenamento a longo prazo de vídeos com maior relevo para as ações de divulgação do Consulado Geral, como sejam os vídeos do Experimenta Portugal, ou as mensagens de boas-festas para os utentes.
Em 2015, a nossa presença digital estendeu-se ao universo das aplicações móveis. Gratuita e disponível para os sistemas operativos iOS e Android, através dela os utentes podem ter acesso em tempo real às informações dos pedidos solicitados no Consulado Geral, além de notícias, eventos e novidades de Portugal e da comunidade portuguesa em São Paulo.
Trata-se de um projeto inovador (mais nenhuma outra missão diplomática no Brasil dispõe de uma aplicação própria, e, na rede portuguesa apenas o Consulado Geral de São Francisco dispõe de ferramenta semelhante). Atualmente, o nosso App conta com quase 6 mil utilizadores.