Igualdade de Direitos
 
     Os portugueses com capacidade civil, maiores de 21 anos e com residência habitual no Brasil, isto é, com autorização de permanência definitiva, têm direito de requerer às autoridades brasileiras a igualdade de direitos civis.

     Os portugueses que tenham residência habitual no Brasil há mais de (3) três anos  podem também requerer, além daquela, a igualdade de direitos políticos. O gozo de direitos políticos no estado de residência (Brasil) implica no entanto a suspensão dos mesmos direitos no estado de nacionalidade (não podem se recensear eleitoralmente nem votar).

     Para esse efeito as autoridades brasileiras exigem a emissão pelo Consulado português competente, respectivamente, de Certificado de Nacionalidade Portuguesa (direitos civis) ou  Certificado de Não Privação de Direitos Políticos (direitos políticos).

Para obter qualquer um destes certificados, o utente deve enviar os seguintes elementos:

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade válidos (se não o tem, clique aqui para saber como obtê-lo);
     
  • Fotocópia da Carteira de Identidade de Estrangeiro (RNE);
     
  • Formulário de Igualdade de Direitos devidamente preenchido (clique aqui para obter o formulário);
     
  • se for pedir a Igualdade de Direitos Políticos, e só nesse caso, precisará apresentar também o Registo Criminal de Portugal, o qual sugerimos que peça a algum amigo ou parente em Portugal (para mais informações clique aqui);
     
  • Duas fotografias (3 x 4) cm;
     
  • um envelope vazio de SEDEX preenchido com o nome, endereço e telefone do requerente, que servirá para a devolução dos documentos;
     
  • original ou fotocópia autenticada da última conta da "Telefónica", cujos nome e endereço devem coincidir com os constantes nos envelopes e com os do utente que está requerendo o acto (ou dos pais ou cônjuge).

     O Consulado emite ao mesmo tempo o Certificado de Inscrição Consular, normalmente exigido pela Polícia Federal, e, nos casos de pedido de Igualdade de Direitos Políticos, pode se encarregar pela obtenção do Certificado de Registo Criminal e da Certidão de Nascimento.

     Infelizmente, o Registo Criminal quando solicitado em São Paulo, tem levado três ou quatro meses para vir de Portugal. Diante dessa situação, sugerimos que solicitem o mesmo a parentes ou amigos que residam em Portugal, de modo a obtê-lo com mais rapidez. Assim que o obtiver, envie junto com o seu pedido.
 

Pagamento

     Para efectuar o pagamento, basta enviar Cheque nominal ao "Consulado Geral de Portugal em São Paulo", marcando no verso do mesmo o seu telefone, no valor de R$155,00.    

INSTRUÇÕES DE ENVIO

      Todos os elementos acima discriminados deverão ser enviados  pelo correio para:

Consulado Geral de Portugal em São Paulo
"Igualdade de Direitos"
Rua Canadá, 324 - Jardim América
CEP:01436-000 - São Paulo - SP

 

     Após triagem dos seus documentos enviados, o utente será sempre contactado pela central de atendimento telefónico para vir ao Consulado, munido dos originais dos documentos de identidade de que enviou fotocópias.

     Após o recebimento, os documentos serão verificados, e o interessado será convocado para comparecer ao Consulado, em dia e hora marcado segundo as suas conveniências. Após de ter sido contactado, o utente deverá comparecer apenas no horário marcadoAguarde o nosso contacto

NÃO FALTE !!
A sua falta impede que outros usuários sejam atendidos, aumentando os prazos de atendimento.

     Se porventura não puder comparecer no horário agendado, por gentileza, acesse o Chat ou envie um e-mail com as mesmas informações para "Cancelamento". Com esta atitude estará liberando seu horário para outro cidadão, e garantindo que todos possam ser agendados em prazos cada vez menores. 

     Caso tenha dificuldades com o e-mail ou CHAT, pode ainda telefonar para  3084-1800 para agendar ou cancelar o seu atendimento.



     No caso da Igualdade de Direitos Civis, o utente recebe nessa altura, o Certificado de Nacionalidade e o Certificado de Inscrição Consular.


     Mas no caso de ser convocado ao Consulado para Igualdade de Direitos Políticos o utente só receberá posteriormente por SEDEX o Certificado de Não Privação de Direitos Políticos, juntamente com o Certificado de Inscrição Consular.

     No entanto, se o utente tiver algo averbado no seu cadastro criminal, do que lhe será dado conhecimento pelo Consulado, não terá direito ao Certificado de Não Privação de Direitos Políticos nem ao reembolso das custas do processo.
 

    De posse do Certificado de Nacionalidade portuguesa (direitos civis) e/ou do Certificado de Não Privação de Direitos Políticos (direitos políticos), o utente poderá então requerer o Estatuto que pretende ao:
 

Departamento de Polícia Federal em São Paulo:
Delegacia Marítima Aeroportuária e de Fronteiras
Rua Hugo D'Antola,95
Bairro Lapa de baixo - Próximo a Ponte do Piqueri
CEP 05038-090
Telefone:3538-5000

http://www.dpf.gov.br/